Serviços de Equitação

Volteio

Onde tudo começa. É o primeiro contacto entre o aluno e o cavalo.

Inicia-se idealmente a partir dos 6 anos, não sendo a idade um fator limitante, uma vez que depende da vontade individual.

O Volteio é uma das modalidades da equitação.

É onde o aluno conhece os andamentos naturais do cavalo — passo, trote e galope — em que o treinador tem o controlo do cavalo durante a aula, através de uma guia. As aulas são realizadas individualmente.

Os alunos aprendem também a fazer o maneio  básico do cavalo (limpeza e preparação do cavalo, equipamento, etc),

O objetivo é conseguir que o aluno consiga adquirir, equilíbrio, flexibilidade, postura e confiança em cima do cavalo.


Iniciação à Sela

Segue-se ao Volteio. Quando o aluno já  é capaz de controlar o cavalo com autonomia.

Nesta fase os alunos aperfeiçoam a sua colocação em sela e desenvolvem novas competências na condução do cavalo e nos exercícios.

Os alunos aprendem a aparelhar (colocação da sela, cabeçada e proteções do cavalo).

As aulas são realizadas individualmente ou em grupo.


Ensino / Obstáculos

É necessária uma presença mais assídua do aluno que possibilite o desenvolvimento de um  trabalho continuo, com maiores exigências e resultados. Nesta fase o aluno já tem a sensibilidade e a destreza necessários para começar a compreender as necessidades da sua montada, avançando para exercícios mais elaborados visando níveis avançados.

As aulas podem ser realizadas em grupo ou individualmente dependendo das necessidades.

O objetivo é aperfeiçoar continuamente o controlo sobre o cavalo, conseguindo os movimentos pretendidos. Em simultâneo preparam-se os praticantes para a participação em provas equestres.

Duração da aula: 40 a 60 min


Equitação adaptada e terapia com cavalos

Equitação Adaptada

Dirigida a pessoas com dificuldades físicas e/ou cognitivas, que  detenham capacidades psicomotoras para o desenvolvimento em segurança da prática da Equitação, mesmo que adaptada. Esta modalidade visa fins desportivos e tem uma progressão: NÍVEL I (iniciados), NÍVEL II (intermédios) e NÍVEL III (avançados). O ensino é  da responsabilidade do Monitor, tendo uma orientação terapêutica de um Psicomotricista.

Hipoterapia

Dirigida a portadores de deficiência. São sessões com fins terapêuticos e não pressupõem o desenvolvimento da modalidade Equitação, sendo o seu objectivo a promoção da saúde. A sessão é da responsabilidade do Psicomotricista, que intervem mediante uma avaliação prévia e de acordo com um Plano de Intervenção Individual (PII)

Desenvolvimento Infantil

Dirigido a crianças com idades compreendidas entre os  2 e 6 anos. São sessões que promovem o desenvolvimento global e psicomotor da criança, melhorando capacidades relacionadas com o esquema e organização corporal, noção visuo-espacial, concentração, atenção, maturação e cognição. Permitem ainda a adaptação da criança ao cavalo, para posterior desenvolvimento da modalidade de Equitação, após os 6 anos.

As sessões são da responsabilidade do Psicomotricista, que  intervem mediante avaliação prévia e de acordo com um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).

yoast seo premium free